O Estilo de Ser de Cada Um - Como pensamos, sentimos e agimos.
top of page

O Estilo de Ser de Cada Um - Como pensamos, sentimos e agimos.

Sempre fui muito curiosa, desde pequena gostava de observar as pessoas e perceber o jeito de cada um, como andavam, se vestiam, gesticulavam, falavam... gostava de me sentar em um banco do shopping e ficar um bom tempo observando os passantes. Como executiva de marketing que fui durante anos, a curiosidade foi uma característica bastante importante. Ao buscar entender como minha equipe agia e como cada um desempenhava sua função, como pensavam meus pares e mesmo nos relacionamentos com meus gestores internacionais, essa curiosidade de entender o jeito deles, me ajudou muito no desempenho e crescimento profissional.

Hoje como Coach e Especialista em Desenvolvimento Humano, quanto mais estudo as Dinâmicas Humanas - o jeito de ser de cada um - mais me apaixono pelo ser humano e pela capacidade dele se relacionar.

Dinâmicas Humanas é um estudo empírico realizado pela psicologa Dra. Sandra Seagal, baseado no desenvolvimento do potencial humano na harmonia entre indivíduos, grupos e culturas; em outras palavras, ela estuda o jeito de ser de cada um: como processamos as informações, como pensamos, sentimos e agimos.

Sabe quando o seu gestor pede para fazer um trabalho e ele quer que faça exatamente do jeito dele, e para você não faz o menor sentido aquele formato? Você conhece pessoas que adoram falar, fazer brainstorm, te convencer que a ideia dela é a melhor e você se irrita com tanta falação e só quer saber o final? E aquelas pessoas que se preocupam tanto com seus colegas de trabalho, que param de fazer o que estão fazendo para ajudar em suas tarefas e acabam perdendo o prazo da entrega delas mesmas? Você já encontrou em sua vida pessoas que não demonstram sentimentos e parecem frias e grosseiras? Qual dessas pessoas é a melhor? Qual delas esta certa ou errada no jeito de ser? Quem dessas acima você se relacionaria e com quem você não se relacionaria?

Segundo as Dinâmicas Humanas de Sandra Seagal, não existe certo nem errado, não existe melhor

nem pior... existe a essência de cada um e seu jeito de ser. Para que possamos ter bons relacionamentos, independente do jeito de cada um, precisamos conhecer a forma de pensar, sentir e agir do outro. Como ele processa a informação e de que modo ele responde a ela. Existem pessoas mais mentais onde a logica, o raciocínio, as ideias e o sistema estruturado de pensamento se sobressaem, existem outras que são mais emocionais e estão voltadas as conexões, aos relacionamentos, aos sentimentos e as pessoas em geral; mas existem ainda aquelas que o realizar, os processos, a ação é o que lhes chamam a atenção.

Conhecer a forma que cada um processa, é conhecer o seu idioma, é poder se relacionar de modo que cada um entenda a preferencia do outro e como se comunicar de forma que possa ser entendido e assim criar uma relação saudável, gerar resultados e produtividade. O ideal é que em um grupo de pessoas a diversidade do jeito de ser seja um fator de destaque, pois todos são complementares.

Ao se relacionar com alguém que processa de forma mais mental, para ser bem entendido é preciso se comunicar de forma logica e estruturada, a ideia e o sentido são são pontos fundamentais para o entendimento; se comunicar dessa mesma forma com uma pessoa emocional, certamente ela terá dificuldade em receber essa informação e ruídos podem acontecer, tornando a relação mais difícil.

Definitivamente as Dinâmicas Humanas transformaram o jeito de me relacionar com os outros, hoje eu aplico esse conceito em todas as áreas de minha vida pessoal e profissional e em especial no atendimento de coaching. O ser humano anda muito impaciente com o outro, anda no limite, no limiar do entendimento inter relacional; se permitir se conhecer e conhecer ao outro, é um grande passo para a busca da harmonia, da tranquilidade nos relacionamentos.

Lucila Marques - Senior Coach www.lucilamarques.com.br lucila@lucilamarques.com.br


Featured Posts
Recent Posts
Pesquisa por tag
Nenhum tag.
Siga-nos
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Classic
bottom of page