ON THE JOB LEARNING – treinamentos com efetividade e eficácia
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ON THE JOB LEARNING – treinamentos com efetividade e eficácia


Durante toda minha vida executiva eu participei de diversos treinamentos, tanto aqui no Brasil quanto na Europa e Estados Unidos. Umas das questões que sempre tive era a respeito da real efetividade deles, quanto que era aprendido de fato, qual era a expectativa de retenção dos aprendizados de cada um daqueles dias dedicados as novidades. Vale ressaltar que não estou aqui considerando o networking ou as trocas pessoais e relacionais, que são de extrema importância em encontros em geral.


Esse assunto me veio em mente porque cada dia se fala mais e mais sobre o perfil do profissional do futuro e as competências para atuar em um mercado cada vez mais conectado e colaborativo, como por exemplo: visão sistêmica, assertividade em tomadas de decisão, capacidade de inovação, comunicação positiva, inteligência emocional e flexibilidade cognitiva. Os treinamentos corporativos ainda estão muito focados nas habilidades técnicas e pouco nas comportamentais oferecendo uma real experiência de aprendizado com foco no ser humanos e suas inter-relações.


‍Alinhando minhas questões sobre o aprendizado e sua efetividade com a forma de se aprender e sua eficácia, destaco uma pesquisa de William

Glasser, psiquiatra americano, que demonstra que a maneira como interagimos com o conhecimento pode impactar diretamente em quanto assimilamos o quanto assimilamos o aprendizado: 10% ao ler, 20% ao escutar, 30% ao ver, 70% ao debater, 80% ao praticar e chegando a 95% ao ensinar os outros. Essa pesquisa só vem a corroborar com o que acredito de fato: Um treinamento eficiente e eficaz acontece quando se coloca a “mão na massa” e se aprende fazendo e não apenas escutando ou vendo; como comprova o método 70-20-10 de Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo: 70% do aprendizado acontece por meio da prática, 20% por meio das interações sociais e apenas 10% por meio de conhecimento teórico.


Se combinarmos essa metodologia com narrativas de experiências reais do facilitador, o resultado torna-se surpreendente, pois além de se praticar o ensinamento ele é percebido como algo concreto e real, pois já aconteceu e foi vivenciado por alguém. O aprendizado prático ideal em um treinamento, é aquele que resolve um problema real e prioritário, é aquele que será necessariamente colocado em prática em suas atividades diárias.


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